Nesta quinta-feira (7), o prefeito Jaime Calado assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), que será construído no bairro Golandim. A Creche-Escola será viabilizada por meio de um investimento de R$ 5 milhões e 300 mil, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em parceria com o Ministério da Educação.
A solenidade contou com a presença da senadora e primeira-dama Zenaide Maia, da deputada estadual Terezinha Maia, de lideranças comunitárias, vereadores, secretários municipais e moradores da região. A obra, que também beneficiará moradores do Novo Amarante, representa um avanço significativo na área da educação infantil em São Gonçalo do Amarante.
Durante o evento, o líder comunitário Dior destacou a importância da creche para as famílias da região. “Hoje o Golandim e o Novo Amarante estão ganhando uma grande obra. Um espaço digno para que mães e pais possam deixar seus filhos com segurança e tranquilidade”, afirmou.
Morador há mais de três décadas, Jadismar Lima celebrou a conquista: “A importância dessa creche é a prova do cuidado da gestão com a comunidade. Esperamos que venham mais obras como essa para todo São Gonçalo”.
A secretária municipal de Educação, Luíza de Marilac, também ressaltou a relevância do investimento. “Nosso compromisso é com a reconstrução da educação. Sei, por experiência própria, o quanto a escola transforma vidas. Quando criança, andava muito sob o sol e na areia quente para estudar. Hoje, essa realidade começa a mudar para as crianças daqui ”.
Já o secretário de Infraestrutura, Márcio Barbosa, lembrou o compromisso da gestão com a área: “Desde o primeiro dia, o prefeito Jaime deixou claro que educação é prioridade. Essa é uma grande conquista para o povo”.

A senadora Zenaide Maia, presente na cerimônia, reforçou a importância de investir na infância: “Essas creches são fruto de muita luta. Quando o poder público acolhe e educa as crianças, evita que o crime as recrutem. Estamos trabalhando para que mais obras como essa se tornem realidade”. Ao citar Paulo Freire, completou: “Vocês não estão com fome ou na miséria porque Deus quis, mas porque o Estado brasileiro não tem olhado para a educação”.
Emocionado, o prefeito Jaime Calado destacou a trajetória da conquista: “Esse terreno foi adquirido ainda no nosso primeiro mandato. A alfabetização tira a venda dos olhos, transforma vidas. Sinto uma grande alegria por saber que essa creche vai beneficiar os bairros do Golandim e Novo Amarante, dois bairros que vi nascer”.
Além da ordem de serviço para o CMEI, também foi anunciado o investimento de R$ 1,9 milhão para pavimentação e construção da passagem molhada da comunidade de Nova Zenaide, obra que trará mais mobilidade e segurança à população local.