Na tarde da última quinta-feira (13), realizamos uma visita institucional à sede da Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE) onde fomos recebidos por Iracy Azevedo, presidente da referida entidade e Secretária Municipal de Cultura de Natal.
Na ocasião, apresentamos o projeto Acervo da Memória Potiguar e conversamos sobre os caminhos e mecanismos, dentro da plataforma do projeto, para a implantação de um inventário digital visando a preservação e disponibilização virtual das obras de arte e elementos resultantes de produção artística que formam o patrimônio cultural material da capital do estado. A parceria que resultará na criação desse ‘museu virtual’ dentro do acervo, servirá como projeto piloto que se estenderá para os demais municípios do RN.
Ao fim da visita, tivemos a honra e alegria de prestigiar dona Iracy, a homenageando com o título Amigo da Memória Potiguar, por seus relevantes serviços em prol da promoção e defesa da cultura natalense, como também em agradecimento pelo reconhecimento da importância da nossa iniciativa, demonstrando apoio institucional ao nosso projeto que não só contempla a preservação da história como todos os elementos culturais e artísticos de origem potiguar.
O projeto Memória Potiguar está percorrendo várias cidades do Rio Grande do Norte, realizando visitas institucionais e homenagens simbólicas como forma de agradecer aos que apoiam e reconhecem a importância da iniciativa e seu valor como ferramenta de preservação do patrimônio histórico potiguar. Estão sendo prestigiadas personalidades, instituições, representantes de entidades públicas e privadas, bem como aqueles que prestam relevantes serviços à memória histórica dos seus municípios.
O Acervo da Memória Potiguar é um repositório digital fruto de 25 anos de pesquisa e que, hoje, se constitui um banco de dados com mais de 50 mil itens datados do século XX, em sua maioria fotos digitalizadas, recuperadas e catalogadas de todos os 167 municípios do Estado, entre os anos 1900 e 1999, além de documentos, jornais, revistas e vídeos antigos e raros, bem como informações completas sobre cada cidade, tornando assim o acervo uma das mais importantes fontes de pesquisa para historiadores, estudantes, pesquisadores, comunidade acadêmica e a população em geral.
.
📲 Para mais informações chame no WhatsApp 84 99963.3113.