Governo do RN entrega praça histórica restaurada à Prefeitura do Natal

Governo do RN entrega praça histórica restaurada à Prefeitura do Natal

No momento, você está visualizando Governo do RN entrega praça histórica restaurada à Prefeitura do Natal

A Secretaria de Estado da Infraestrutura entregou nesta segunda-feira (25) à Prefeitura do Natal, a reforma da Praça Dom Vital. Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Cidades Históricas, lançado em 2013, com o objetivo de preservar e valorizar o patrimônio cultural brasileiro.

A Praça Dom Vital fica no entorno da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Cidade Alta. Marco do período colonial, a igreja foi construída por escravos na primeira década do Século 18. De acordo com historiadores, com obras finalizadas entre 1713 e 1714, é o segundo templo mais antigo de Natal.

O secretário lembrou a “maratona” para colocar em andamento o projeto de revitalização das praças do PAC Cidades Históricas, diante de problemas ocorridos ao longo do tempo: “Quando a governadora Fátima Bezerra chegou ao governo [em 2019], tivemos de reaprovar todos os projetos. Na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurn), na Caixa Econômica Federal, no IPHAN. Depois veio a pandemia e, posteriormente, a retirada dos recursos de execução das obras dessas praças. Mas o orçamento foi resgatado a partir de 2023 e a ordem de serviço emitida pela governadora Fátima Bezerra no ano passado”, complementou Gustavo.

Secretário de Serviços Urbanos de Natal, Felipe Alves destacou a importância da obra para a preservação da história da cidade. “Recebemos esse equipamento completamente reformado com muita alegria e satisfação. Trata-se de um espaço histórico e tradicional da cidade, que agora poderá ser utilizado por toda comunidade.”

Também participaram do ato da entrega da praça, a secretária de Estado do Turismo, Marina Marinho; o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Rio Grande do Norte, João Gentil; representantes da Caixa Econômica Federal, instituição mandatária dos recursos da obra, e equipe técnica da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

Deixe um comentário