A Praça João Tibúrcio, localizada no coração do Centro Histórico de Natal, no bairro Cidade Alta, está passando por um amplo processo de requalificação. Realizado pela Prefeitura do Natal, a revitalização visa devolver à comunidade um espaço mais acessível, seguro e acolhedor. O investimento total é de R$ 610 mil. Com 1.560m² de área, a obra contempla novo piso em concreto, rampas de acesso em diferentes níveis, guarda-corpo, corrimão, rebaixamento de calçadas, sinalização tátil, além da instalação de novos bancos, lixeiras e recuperação das muretas das jardineiras.
O projeto foi desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), reforçando o cuidado com a preservação e valorização do patrimônio histórico da capital potiguar.
Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, a intervenção vai além da recuperação física. “Revitalizar a Praça João Tibúrcio é resgatar um ponto de memória e convivência da Cidade Alta. A obra garante acessibilidade plena e transforma um espaço que antes tinha limitações em um local inclusivo, onde todos poderão circular, descansar e aproveitar. É um passo importante para fortalecer o Centro Histórico como espaço de cultura, encontro e vida comunitária”, ressaltou.
A iniciativa integra o conjunto de obras executadas pela Semsur em diversas regiões da cidade, que incluem a revitalização da Praça de Mirassol, com a Árvore de Natal e os monumentos dos Três Reis Magos, além das praças do Ponto Sete (Ponta Negra), Rua das Azaleias (Potengi), Doutor Amaro Marinho (Lagoa Nova), Santo Ambrósio Francisco Ferro (Pitimbu), Rua dos Canários (Pitimbu) e São Francisco de Assis (Pitimbu). Também estão em andamento a recuperação de módulos de banheiros públicos em Ponta Negra, o Mercado das Quintas e a Academia da Terceira Idade da Rua dos Canários.
