NATAL: Iphan aguarda informações para reforma da Igreja do Galo

NATAL: Iphan aguarda informações para reforma da Igreja do Galo

No momento, você está visualizando NATAL: Iphan aguarda informações para reforma da Igreja do Galo
Com a necessidade de intervenções na torre da Igreja do Galo, uma das mais antigas em Natal e localizada no Centro Histórico, o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan) disse que o processo para reforma está em análise no órgão e que aguarda o envio de informações complementares solicitadas aos gestores do templo religioso em 10 de dezembro de 2024 para dar continuidade ao processo.
Segundo o órgão, essa necessidade foi identificada após avaliação preliminar do projeto recebido em 25 de novembro de 2024. O Iphan disse que chegou a autorizar serviços, em 2020, mas eles não foram executados.
“Além disso, ao longo de 2024, a Superintendência recebeu e orientou os gestores por diversas vezes sobre procedimentos, modelos de documentos e normas para a restauração da Igreja de Santo Antônio, inclusive sobre a possibilidade de uma autorização de restauro específica para a torre da igreja”, disse o órgão em nota.
Segundo Frei Abelardo, Oliveira, presidente da Comissão de Arte Sacra, Construções e Restauro da Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil (PRONEB), as informações complementares solicitadas pelo Iphan se tratam do projeto executivo, que a Igreja alega não ter e aponta que deve demorar a conseguir concluir o projeto, atualmente em fase de cotação. “O projeto expresso está pronto, o da torre em si. Quando eles pedem as informações complementares eles estão pedindo também os outros projetos”, cita, acrescentando que falta de recursos e a questão da pandemia atrapalharam a execução em 2020, apontando que “pela lógica” o Iphan deveria liberar novamente a autorização do projeto expresso.
Conforme publicou a TRIBUNA DO NORTE nesta semana, a Igreja do Galo, tem preocupado a comunidade católica. A torre da igreja é o que desperta preocupação, que sofre com infiltrações e goteiras há alguns anos. A torre é justamente onde fica o galo de bronze que identifica a igreja. Representantes da Igreja Católica em Natal ingressaram com pedido de restauro junto ao IPHAN.
Situada no circuito histórico de Natal, a Igreja do Galo é uma das principais referências arquitetônicas e históricas da cidade, remontando à fundação e povoação da cidade de Natal. Sua arquitetura barroca chama a atenção de turistas, estudantes de história e arquitetura.
Segundo o Frei Abelardo Oliveira, presidente da Comissão de Arte Sacra, Construções e Restauro da Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil (PRONEB), as discussões sobre a restauração da igreja já acontecem há alguns anos na capital. Entre as intervenções necessárias, uma das mais urgentes é a consolidação interna da torre da igreja. Ele explica que a estrutura não apresenta risco de desabamento, mas necessita de um reforço interno uma vez que a infiltração tem comprometido a cúpula, tornando essencial uma ação preventiva para evitar danos progressivos.
“O Iphan tem atuado de modo conjunto com os gestores da Igreja do Galo, todos empenhados em garantir a preservação da edificação. São diversas as vistorias, reuniões, atendimentos técnicos e emissões de autorização para execução de intervenções como pintura externa e interna, serviços nas balaustradas e revisão da rede elétrica”, diz a nota do Iphan.
.
📄 Tribuna do Norte 📷 Adriano Abreu

Deixe um comentário