Artesãos são beneficiados pelo Governo do Estado na Brasil Mostra Brasil

Artesãos são beneficiados pelo Governo do Estado na Brasil Mostra Brasil

No momento, você está visualizando Artesãos são beneficiados pelo Governo do Estado na Brasil Mostra Brasil

O Governo do Estado está presente na 30ª Multifeira Brasil Mostra Brasil com 317 artesãs e artesãos de doze municípios do RN. A feira vai até o próximo domingo (31) no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.

De acordo com a secretária da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), Iris Oliveira, nos trinta anos da Feira Brasil Mostra Brasil, Governo do Estado cria ambientes e espaços para fortalecer e fomentar a comercialização do artesanato potiguar e da economia solidária.

O Governo do Rio Grande do Norte investiu R$ 130 mil para beneficiar os artesãos com a comercialização na Brasil Mostra Brasil.

São artesãos individuais, culinaristas, três mestres artesãos, 6 entidades do segmento e mais 30 empreendimentos de economia solidária que totalizam 317 profissionais beneficiados.

Na Feira, profissionais mostram a diversidade da atividade artesanal do Rio Grande do Norte, explicou a subcoordenadora do Proarte, Graça Leal. Toda a pluralidade artesanal potiguar está nos estandes do Estado, frisou Leal.

Para a subcoordenadora da Economia Solidária e Cooperativismo da SETHAS, Lia Araújo, a Feira é também uma oportunidade de mostrar que os empreendimentos de economia solidária são também uma alternativa econômica para o artesanato.

Os artesãos presentes pelo Governo do Estado estão inscritos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), portanto, com a Carteira Nacional do Artesão que possibilita a participação em feiras e eventos oficiais.

Os profissionais estão distribuídos por tipologias como bordados, crochê, pintura, couro, madeira, fibras, cerâmica, além de culinaristas.

Números do artesanato

No Governo Fátima Bezerra, o número de artesãos ativos cresceu mais de 80% de 2019 para 2025 no RN, de acordo com dados do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Em 2019 havia 6.671 artesãos no RN inscritos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) do PAB. Seis anos depois, no período da gestão Fátima Bezerra, até o dia 05 de agosto de 2025, já eram 12.294, um crescimento de 84,29%.

O crescimento ocorre em razão da atividade do Proarte junto aos artesãos e municípios na promoção de apoio técnico e incentivo à profissionalização com a emissão da Carteira Nacional do Artesão. Para renovação e primeira via.

O Proarte atua junto aos municípios com visitas de apoio técnico para melhorar e qualificar o trabalho dos artesãos, faz palestras sobre a base conceitual do artesanato brasileiro e emite a Carteira Nacional do Artesão, condição essencial para participação em feiras e outros eventos do artesanato.

Na região do Seridó o Governo do Estado mantém a Casa do Artesão do Seridó – CARTS, em Caicó, inaugurada há três anos (dia 25 de março de 2022) pela governadora Fátima Bezerra.

A Casa do Artesão do Seridó foi um investimento de R$ 793 mil do Governo do Estado via Projeto Governo Cidadão e hoje é um Centro de Referência do artesanato da região com representação dos 25 municípios do Seridó.

Deixe um comentário