Assembleia Legislativa celebra os 308 anos do bairro das Quintas

Assembleia Legislativa celebra os 308 anos do bairro das Quintas

No momento, você está visualizando Assembleia Legislativa celebra os 308 anos do bairro das Quintas

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, na tarde desta terça-feira (30), uma sessão solene em homenagem aos 308 anos do bairro das Quintas, um dos mais tradicionais e históricos de Natal. A proposição foi da deputada Divaneide Basílio (PT), com subscrição dos deputados Ubaldo Fernandes (PSDB) e Eudiane Macedo (PV).

O bairro, fundado em 1717, carrega uma trajetória de mais de três séculos marcada pela resistência, pela memória e pelo forte sentimento de pertencimento de sua comunidade. Durante a solenidade, foram homenageados cidadãos, líderes comunitários, representantes de entidades sociais, empresários e personalidades que têm vínculo com as Quintas e que contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento cultural, social e econômico da região.

A sessão reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e moradores do bairro, consolidando o momento como uma homenagem a um dos mais importantes polos da vida urbana natalense, berço de personalidades que se destacaram na política, no esporte, no jornalismo, no empreendedorismo e na cultura popular.

A deputada Divaneide Basílio destacou que a história das Quintas se confunde com a própria evolução da cidade. Segundo ela, é um território que tem raízes profundas na formação de Natal e que continua sendo um espaço vivo, pulsante e essencial para a construção de uma cidade mais inclusiva e participativa. Ausente da solenidade devido à participação na Conferência Nacional das Mulheres, Divaneide Basílio encaminhou uma mensagem aos presentes parabenizando pela homenagem.

“As Quintas moram no nosso coração e sentimos o maior prazer em propor essa homenagem. Vida longa os que sonham e acreditam que o bairro das Quintas também é esse lugarzinho especial de Natal e de todo o Rio Grande do Norte”, disse Divaneide Basílio.

Presidindo parte da solenidade, a deputada Eudiane Macedo definiu as Quintas como um lugar “acolhedor, de grandes seres humanos”. “E aqui eu deixo meu abraço e gratidão ao bairro por tudo o que representa para a cidade”, enalteceu a parlamentar.

Coube ao deputado Ubaldo Fernandes a homenagem em nome da Assembleia Legislativa. Em seu discurso, ele rememorou a importância das Quintas durante os mais de três séculos de história, destacando o papel fundamental na economia da capital e na história da cultura natalense. O parlamentar fez questão de, além de enaltecer o que há de positivo, cobrar que o Poder Público para melhorias no bairro.

“Que nossas palavras de hoje sejam sementes plantadas para que as próximas gerações caminhem pelas ruas das Quintas com orgulho, dignidade e esperança, e que invistamos mais em infraestrutura, transporte, saúde, educação transformadora e no fortalecimento cultural, que faz parte da identidade desse bairro”, disse o deputado.

Durante a solenidade, personalidades que fizeram parte da história das Quintas receberam placas comemorativas da Assembleia. O advogado, jornalista e ex-presidente da Câmara Municipal de Natal Edivan Martins fez o discurso em nome dos homenageados. O ex-vereador, que foi autor de lei homenageando o bairro no âmbito do Legislativo Municipal, destacou o papel histórico do bairro, de pessoas que resistiram à Ditadura e como o local ao longo dos anos tem sido importante no fortalecimento da cultura potiguar.

“Eu me sinto muito orgulhoso por ter plantado a semente de criar um momento para que o bairro pudesse ter essa autoestima, ter o seu passado relembrado e enaltecer o trabalho criado por nossos antepassados, que em diversos segmentos puderam construir esse momento de celebração após tantos anos. Vamos continuar hasteando a bandeira desse bairro cada vez mais alto para esse povo acolhedor, que abre o coração a cada ano para mostrarmos o que somos. A cidade e o bairro que não cuidam de seu passado, não têm um pingo de futuro”, disse o homenageado.

Deixe um comentário