A sétima edição da GGCON – Good Game Convention deve movimentar cerca de R$ 3 milhões na economia local, segundo estimativa da organização. Marcado para os dias 9 e 10 de agosto, no Centro de Convenções de Natal, o evento tem um público estimado em 40 mil pessoas, entre visitantes, expositores e equipes de produção.
Com um gasto médio diário estimado entre R$ 100 e R$ 200 por pessoa, a GGCON 2025 se consolida como o maior evento dedicado à cultura geek e pop no estado. Além de celebrar o universo nerd, o evento se destaca como um importante motor para a economia criativa e local.
A convenção movimenta uma cadeia ampla de serviços, abrangendo desde a contratação de mão de obra temporária, como seguranças, equipes de montagem, limpeza e staff, até setores como alimentação, transporte, hospedagem, comércio e turismo regional.
Na edição de 2024, apenas a área comercial do evento, com estandes de lojas especializadas, movimentou mais de R$ 600 mil em vendas diretas. Para este ano, a GGCON terá 32 lojas confirmadas.
“Nosso público é formado tanto por jovens quanto por adultos que geralmente vão ao evento em família. Além de ser um evento turístico, também virou uma grande programação de final de semana para os potiguares”, conta Rodrigo Machado, idealizador da GGCON.
Rafael Caso, proprietário da loja Império Gamer e expositor no evento, destaca a GGCON como uma vitrine importante: “Como temos loja física aqui em Natal, acaba que gera um bom marketing. Se você é visto, logo é lembrado”, explica.
Entre os produtos mais procurados estão miniaturas de personagens, quadrinhos, mangás, chaveiros e artigos temáticos. “As miniaturas mexem muito com a paixão das pessoas desse universo tão vasto”, afirma.
Um dos grandes destaques desta edição é o Beco dos Artistas, espaço que contará com 80 artistas independentes de todo o Brasil, selecionados por edital e apoiados gratuitamente para expor seus trabalhos. Desenhistas, quadrinistas, ilustradores, escritores e profissionais do “mercado coreano” (focado em cultura pop asiática) poderão comercializar diretamente com o público.
Além dos expositores, os setores de alimentação também são beneficiados: “A nossa vila gastronômica conta com diversos restaurantes locais, passando pelas empresas de estrutura, onde mais de 200 pessoas fazem parte”, conta o idealizador do evento.
Experiência multissetorial e geração de empregos
Com mais de 20 áreas de conteúdo simultâneas, a GGCON mistura entretenimento, tecnologia e cultura com concursos, palestras, batalhas medievais simuladas, competições de K-pop e campeonatos de e-sports. A diversidade de atrações exige uma grande infraestrutura operacional, o que gera empregos temporários e movimenta fornecedores de equipamentos, serviços e logística.
Além da reestruturação do mapa do evento, a quantidade de equipes especializadas nos diversos setores também aumentou nesta edição, de acordo com a organização do evento. “Queremos manter o nosso padrão de qualidade que o público já conhece”, diz Rodrigo Machado, idealizador da GGCON.
A secretária de turismo do RN, Marina Marinho, diz que o evento é um vetor de desenvolvimento para o estado: “Estimamos que cerca de 30% do público participante seja formado por turistas, o que evidencia o poder de atração da GGCON para além das fronteiras do nosso estado”, destaca.
📄 Tribuna do Norte