MOSSORÓ: “Pingo da Mei Dia” se torna patrimônio cultural e turístico imaterial do RN; entenda

MOSSORÓ: “Pingo da Mei Dia” se torna patrimônio cultural e turístico imaterial do RN; entenda

No momento, você está visualizando MOSSORÓ: “Pingo da Mei Dia” se torna patrimônio cultural e turístico imaterial do RN; entenda

O Governo do Rio Grande do Norte sancionou, nesta quarta-feira (13), a lei que reconhece oficialmente o “Pingo da Mei Dia” como Patrimônio Cultural e Turístico Imaterial do Estado. A medida foi publicada no Diário Oficial, por meio da Lei nº 12.392, de 12 de agosto de 2025, assinada pela governadora Fátima Bezerra.

Promovido anualmente no município de Mossoró, o Pingo da Mei Dia abre oficialmente o Mossoró Cidade Junina, um dos maiores festejos de São João do País. O evento começa pontualmente ao meio-dia e reúne multidões no Corredor Cultural da Avenida Rio Branco, ao som de trios elétricos e grandes atrações musicais.

A festa teve sua primeira edição em 2009 e, desde então, vem crescendo em dimensão e importância. Hoje é considerada o maior “bloco junino” do Brasil, atraindo não apenas mossoroenses, mas também visitantes de diversas partes do Estado e de outras regiões do País. O evento também tem forte impacto econômico e movimenta setores como hotelaria, bares, restaurantes e transporte.

Em 2025, o Pingo bateu recorde de público, ao reunir cerca de 250 mil pessoas, segundo estimativas feitas com apoio de drones e análise fotográfica. A edição contou com artistas de projeção nacional, como Xand Avião, Léo Santana, Banda Grafith e Felipe Amorim. Na última edição, pela primeira vez na história, o evento contou com sete trios elétricos que percorreram o Corredor Cultural.

Deixe um comentário