A capital potiguar figura entre as cidades mais desejadas do País para as festas de fim de ano, de acordo com um levantamento feito pela Booking.com. A pesquisa foi realizada de maneira independente com 1,2 mil entrevistados do Brasil e apontou que Natal ocupa a 8ª posição no ranking dos destinos mais populares entre os turistas para viajar no Natal e o 9º lugar entre os destinos mais citados para o Ano Novo. O levantamento aponta, ainda, que a maioria dos destinos que compõem os dois rankings está localizada no Nordeste. A preferência, indica a pesquisa, é pelos destinos de sol e mar.
O trade turístico do Rio Grande do Norte comemora a participação de Natal entre as cidades mais procuradas. Abdon Gosson, da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), diz que o ranking reflete os esforços feitos para colocar a cidade no rol dos destinos mais fortes do País neste nicho. “É com grande satisfação que vemos Natal figurar entre as 10 cidades mais procuradas do Brasil para as festas de fim de ano. Esse crescimento reflete o trabalho conjunto entre a iniciativa privada, o poder público e as entidades do setor, que têm se empenhado para promover e divulgar a cidade de forma cada vez mais assertiva”, avalia.
Gosson ressalta a infraestrura da cidade para receber visitantes, mas analisa que outros atrativos também merecem ser mencionados quando se fala em captação de visitantes para Natal. “A capital potiguar oferece não só uma excelente infraestrutura hoteleira, mas atrações que encantam turistas de todas as idades, desde as praias paradisíacas até os eventos culturais e gastronômicos. A ABIH-RN continuará trabalhando para garantir que esse crescimento seja sustentável, trazendo benefícios não só para o setor, mas para toda a economia do Estado. Outro ponto que vale destacar é a engorda da praia de Ponta Negra, que trará um significativo benefício para a cidade e refletirá em índices ainda mais positivos de ocupação hoteleira”, diz.
Antônio Neto, presidente da Associação Brasileiras de Agências de Viagens no Rio Grande do Norte (ABAV/RN), explicou que o ranking está alinhado com o que a entidade tem acompanhado. “Natal se consolidou como um destino muito procurado para as festividades de final de ano, e isso é reflexo da combinação de fatores como a beleza natural das nossas praias, a hospitalidade da nossa gente e a infraestrutura turística que temos trabalhado para fortalecer”, diz.
“Estar entre as 10 cidades mais procuradas do Brasil é um reconhecimento importante e, ao mesmo tempo, um desafio para continuarmos aprimorando nossos serviços. Essa posição, tanto para o Natal quanto para o Ano Novo, mostra que a cidade tem atraído não só turistas em busca de lazer, mas também aqueles que valorizam experiências culturais e gastronômicas que Natal oferece”, complementou Neto. Ele ressaltou, ainda, que as agências de viagens estão atentas, uma vez que o ranking revela onde estão as oportunidades de bons negócios.
“As agências de viagem e operadoras estão muito atentas a esse cenário e têm investido em estratégias para atrair o turista que escolhe Natal como destino. Estamos vendo ações que incluem pacotes personalizados, experiências diferenciadas. Essa alta procura representa uma excelente oportunidade de negócios e demanda planejamento para garantir que o turista tenha uma experiência positiva e volte a nos escolher nos próximos anos. Essa é uma chance para toda a cadeia do turismo potiguar brilhar e deixar uma marca inesquecível nos visitantes”, afirma.
Grace Gosson, que preside o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN), disse que a visibilidade nacional da cidade no ranking é um motor para dinamizar a economia local e o fortalecimento dos segmentos representados pela entidade. “Com planejamento e estratégias bem estruturadas, Natal pode transformar essa demanda em resultados duradouros para toda a cadeia de turismo e serviços. A cidade já consolidou sua imagem como um destino preferido em várias épocas do ano, mas o destaque no final de ano agrega ainda mais valor a nossa oferta turística. É um momento para atrair novos turistas e fidelizar os que já nos visitam”, analisa.
De acordo com ela, os hotéis e pousadas, com a alta ocupação, podem ajustar tarifas, garantir melhores margens de lucro, além de incentivar a compra de pacotes especiais, como hospedagem com experiências inclusas (passeios, jantares temáticos). “Os restaurantes e bares, por sua vez, podem criar menus especiais e eventos temáticos para as festas de Natal e de Réveillon, atraindo tanto turistas quanto moradores locais, além de investir na promoção de pratos típicos e experiências gastronômicas únicas, reforçando a identidade cultural”, sugere.
“Pode-se, ainda, para estimular o turismo de experiência, criar e divulgar atrações exclusivas, como festas à beira-mar, na nova área da engorda de Ponta Negra, ou ainda, em locais históricos, Pode-se ainda explorar atividades familiares e temáticas que mantenham os visitantes na cidade por mais tempo”, completa Grace Gosson. A pesquisa da Booking.com foi feita on-line em julho e agosto de 2024. Para participar, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando viajar nos próximos 12 meses.
Fonte: Tribuna do Norte