A vida e a obra do artista plástico e escritor Newton Navarro (1928-1992) será celebrada pela UFRN com exposição, teatro e lançamento de livro nesta quinta-feira (09), a partir das 17h30. As obras de Navarro são conhecidas por fazerem um percurso entre aquarelas de ar romântico, passando pelo grafismo de traços firmes, ao retratar paisagens e personagens.
A programação alusiva ao artista terá início às 17h30 no auditório da reitoria com o espetáculo “Hoje tem poesia”, dirigido por Ana Caldas Lewinsohn. A encenação celebra as diferentes áreas e linguagens que a arte de Navarro transita, e terá as participações de Tarcísio Gurgel e Mirabô Dantas, que estiveram presentes na montagem original de “Hoje tem Poesia!” ao lado de Navarro, no Teatro Alberto Maranhão, em 1966.
As 18h, no Auditório Otto de Brito Guerra, haverá a Assembleia Universitária de Outorga de Título de Doutor Honoris Causa, cuja honraria é concedida a personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das ciências, letras ou artes.
Para finalizar a programação, às 19h, na Galeria do NAC (anexo BCZM), haverá o lançamento do livro “A dramaturgia de Newton Navarro”, organizado pelo escritor e pesquisador Tarcísio Gurgel. A publicação reúne três peças de Navarro – “Um jardim chamado Getsêmani”, “O caminho da Cruz” e “Hoje tem poesia!”.
.
📄 Tribuna do Norte