Comissão de Educação da ALRN aprova selo Empresa Amiga da Diversidade

Comissão de Educação da ALRN aprova selo Empresa Amiga da Diversidade

No momento, você está visualizando Comissão de Educação da ALRN aprova selo Empresa Amiga da Diversidade

Na reunião da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo (CECTDSMAT), realizada nesta quinta-feira (28), os deputados aprovaram diversas pautas relativas a avanços sociais, culturais e turísticos para o RN.

Entre as matérias aprovadas, destaca-se a criação do selo “Empresa Amiga da Diversidade”, de autoria do deputado Francisco do PT, voltado a reconhecer instituições que promovem inclusão no ambiente de trabalho. Também foi aprovada a instituição da “Semana Jacqueline Brasil de Promoção do Respeito à Diversidade Sexual e de Gênero”, da deputada Isolda Dantas (PT).

Na área de segurança cultural e social, foi aprovado o projeto do deputado Coronel Azevedo (PL) que proíbe a contratação de shows e eventos voltados ao público infantojuvenil que envolvam apologia ao crime, uso de drogas ou incentivo a práticas sexuais.

Na área cultural, os deputados aprovaram projetos que reconhecem como patrimônios imateriais a Banda Feras de Parelhas, projeto do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), a Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (Famuse), do deputado Adjuto Dias (MDB), a Festa da Igreja de Cristo no Brasil, de Neilton Diógenes (PP) e a Banda de Música Nair Austero Soares, de Martins, iniciativa da deputada Isolda Dantas (PT).

Outro destaque foi o projeto que confere ao município de São Francisco do Oeste o título de “Terra da Costura”, de autoria do deputado Dr. Kerginaldo (PL).

O setor turístico também foi contemplado. Foi aprovada a criação da Rota das Cavernas e Grutas do RN, proposta da deputada Divaneide Basílio (PT), além do reconhecimento dos Cânions dos Apertados, em Currais Novos, como patrimônio natural, paisagístico e turístico, iniciativa do deputado Francisco do PT. Outro projeto aprovado institui o Circuito Estadual de Turismo de Saúde, de Dr. Kerginaldo.

Os parlamentares ainda aprovaram o projeto que torna obrigatória a instalação de dispositivos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual em pontos turísticos, de autoria do deputado Neilton Diógenes (PP), reforçando a inclusão no setor.

Além dessas matérias, a comissão também deliberou sobre a concessão de títulos honoríficos de Cidadão Norte-rio-grandense a personalidades que prestaram relevantes serviços ao estado, propostas apresentadas pelos deputados Cristiane Dantas (SDD), Hermano Morais (PV), Ezequiel Ferreira (PSDB), Coronel Azevedo (PL) e Tomba Farias (PSDB).

Deixe um comentário