Nesta terça-feira, 26/08, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou o Projeto de Lei nº 212/2025, de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes, que reconhece o pano de prato da cidade de Jardim de Piranhas como patrimônio material, cultural, artístico e econômico do estado.
A aprovação da lei é um reconhecimento da relevância da produção artesanal têxtil no município, que se notabilizou pela confecção de redes de dormir, mantas, toalhas, tapetes e, principalmente, panos de prato, fabricados em teares manuais.
Esses itens são comercializados em diversas regiões do Brasil, especialmente entre os meses de fevereiro e julho, movimentando a economia local e fortalecendo a identidade cultural da cidade.
A atividade é desempenhada por artesãos e corretores, que mantêm viva uma tradição passada de geração em geração. A aprovação da lei oficializa a valorização dessa expressão do saber popular e contribuição para sua preservação como símbolo da criatividade e da força econômica do Seridó.
.