O Sebo Vermelho, tradicional espaço cultural de Natal, administrado pelo perseverante Abimael Silva, acaba de receber um aporte do advogado potiguar dr Robson Maia Lins que, com sua contribuição, adquiriu exemplares para distribuir, gratuitamente, livros suficientes para abastecer mais de 40 bibliotecas do estado, em especial, a região Seridó, de onde partiu para se tornar um dos nomes mais respeitados no campo do direito tributário no Brasil.
Em relato ao jornalista Fernando Azevêdo, Abimael celebra o apoio que, segundo o próprio, nunca teve através da iniciativa pública ou privada ao longo dos 40 anos de existência do sebo e mais de 680 títulos lançados. “A história do Sebo Vermelho é antes dos 40 anos e depois dos 40 anos”, afirma Abimael Silva. “Somente agora meus livros vão ocupar bibliotecas públicas, e isso é motivo de grande alegria”.
Dr. Robson Maia planeja expandir a distribuição para milhares de títulos em todo o estado e avalia futuramente digitalizar o acervo, permitindo que até quem estiver fora do país tenha acesso às obras. Ele explica que a iniciativa nasceu da admiração pelo Sebo Vermelho e pela cultura potiguar: “Quando estudava na rede pública, muitos conteúdos sobre nossa história e geografia eram escassos. A ideia é que agora estudantes de todo o RN possam conhecer melhor sua terra”.
O projeto marca o início de uma grande colaboração entre Robson Maia e o sebista Abimael Silva, mostrando que é possível unir tradição, educação e cultura em benefício da sociedade.
