Na manhã desta quinta-feira (25), realizamos uma visita institucional à Arquidiocese de Natal onde fomos recebidos pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso.
Na ocasião, apresentamos o projeto Acervo da Memória Potiguar e todas as suas características, além do seu objetivo principal que é garantir a preservação do patrimônio histórico-cultural do estado, permitindo que o público acesse conteúdos históricos e raros e, dessa forma, democratizando o acesso à informação.
Reconhecendo a importância da iniciativa para a preservação da história do RN, Dom João Santos abençoou o projeto, desejando ainda sucesso e abrindo as portas da arquidiocese para o estabelecimento de uma parceria institucional visando a disponibilização de acesso a documentos e registros para digitalização e enriquecimento do acervo.
Ao fim da visita, tivemos a honra e alegria de prestigia-lo, o homenageando com o título Amigo da Memória Potiguar. Um gesto de respeito e gratidão. A igreja católica no RN sempre foi uma grande parceira e incentivadora da iniciativa ao longo dos anos. Através de pesquisas realizadas nas paróquias de cada cidade visitada, em todas as regiões do estado, foi possível recuperar arquivos históricos e vasto material fotográfico.
.
O projeto Memória Potiguar está percorrendo várias cidades do Rio Grande do Norte, realizando visitas institucionais e homenagens simbólicas como forma de agradecer aos que apoiam e reconhecem a importância da iniciativa e seu valor como ferramenta de preservação do patrimônio histórico potiguar. Estão sendo prestigiadas personalidades, instituições, representantes de entidades públicas e privadas, bem como aqueles que prestam relevantes serviços à memória histórica dos seus municípios.
.
O Acervo da Memória Potiguar é um repositório digital fruto de 25 anos de pesquisa e que, hoje, se constitui um banco de dados com mais de 50 mil itens datados do século XX, em sua maioria fotos digitalizadas, recuperadas e catalogadas de todos os 167 municípios do Estado.