Em recente visita a Jardim de Piranhas, tivemos a honra de homenagear um filho ilustre, muito querido na cidade e que com profissionalismo e amor a sua terra presta, ao longo dos anos, relevantes serviços à comunidade. Alcimar da Silva Araújo é coautor do livro Jardim de Piranhas: Ontem e Hoje. Em parceria com o saudoso José Macário e o professor Erivan Sales, a publicação é considerada até hoje a maior fonte de informações acerca da história do município, servindo como principal referência para pesquisas pela comunidade estudantil e acadêmica.
Licenciado em Letras e bacharel em Direito pela UFRN, lecionou por anos em sua terra natal, dedicando-se com afinco e correição à educação e formação de inúmeros filhos da terra, até ingressar no Poder Judiciário, através de concurso público, no qual exerce o cargo de analista judiciário do Tribunal de Justiça do RN e, atualmente, é o chefe de secretaria da Vara Única da Comarca de Jardim de Piranhas.
.
O projeto Memória Potiguar está percorrendo várias cidades do Rio Grande do Norte, realizando visitas institucionais e homenagens simbólicas como forma de agradecer aos que apoiam e reconhecem a importância da iniciativa e seu valor como ferramenta de pesquisa e preservação do patrimônio histórico potiguar. Estão sendo prestigiadas personalidades, instituições, representantes de entidades públicas e privadas, bem como aqueles que prestam relevantes serviços a memória histórica dos seus municípios.
O Acervo da Memória Potiguar é um repositório digital construído ao longo de 25 anos de pesquisa e que, hoje, se constitui um banco de dados com mais de 50 mil itens datados do século XX, em sua maioria fotos digitalizadas, recuperadas e catalogadas de todos os 167 municípios do Estado.