“Ressonância Potyguar: Imagem, Memória e Patrimônio” vai movimentar a Cidade Alta neste sábado (13)

“Ressonância Potyguar: Imagem, Memória e Patrimônio” vai movimentar a Cidade Alta neste sábado (13)

No momento, você está visualizando “Ressonância Potyguar: Imagem, Memória e Patrimônio” vai movimentar a Cidade Alta neste sábado (13)

A memória urbana impressa em cada rua da Cidade Alta vai conduzir as ações do projeto “Ressonância Potyguar: Imagem, Memória e Patrimônio”, que ganhará as ruas do centro histórico no dia 13 (sábado), das 9 às 19h. O evento é uma produção do Ateliê Santa Catarina, que enfatiza a importância da educação patrimonial, e terá ações formativas, intervenções artísticas e a exibição de um curta-metragem projetado na fachada do antigo Cine Nordeste, um dos edifícios mais emblemáticos do centro antigo.

O encontro convida o público a refletir sobre o centro histórico não apenas como cenário, mas como campo vivo de disputas, memórias e permanências. Durante a manhã, o projeto abrirá as atividades com a Caminhada Histórica conduzida pelo professor Luciano Capistrano, e uma vivência de fotografia urbana acompanhada por intérprete de libras, com concentração e saída do café Lado B da Discol, na Rua João Pessoa.

À tarde, haverá o encontro do projeto Urban Scketches Natal a partir das 15h, com os desenhos seguidos de uma exposição no chão e roda de conversa; na área externa haverá uma intervenção de lambe-lambe com Carol de Santi. Encerrando a programação por volta das 18h, o projeto vai exibir o curta documental “Cidade Alta – Território em Ruína”, com roteiro e direção de Catarina Santos e edição de vídeo de Martim Onirismo. A projeção será na parede do finado Cine Nordeste.

À noite, a movimentação na Cidade Alta vai continuar em eventos como o “Oscar cultural” do Bar do Pedrinho, e os shows no espaço underground Backsatge. A Discol e o Lado B também estarão funcionando com sua programação habitual dos discos de vinil para os colecionadores e visitantes do café-brechó.

A oficina de Fotografia Urbana irá compor os registros da terceira edição da revista cultural “Mova uma palha”, com temática para o centro histórico de Natal. A caminhada terá como foco as mudanças arquitetônicas e foco nas fachadas. O professor e um dos coordenadores do grupo USK Natal, Jota Cleton, destacou que o ato do encontro para desenhar a cidade é uma possibilidade rica de compartilhar. “Através dos desenhos – impressões, visões e interpretações sobre os lugares que fazem a cidade. É estar na rua, construindo experiências sensoriais e afetivas de nossos lugares”, disse.

A produtora do projeto, Catarina Santos, enfatizou que entre diversos apontamentos do “Ressonância Potyguar”, há a busca em evidenciar lembranças históricas. “Quais memórias e resquícios da Natal de 425 anos aponta através do não-lugar de seus patrimônios, da demolição deliberada e da ruína estética urbana que se configura como uma espaço de disputa, e é que isso que queremos discutir como interferência artística”, declarou.

Serviço:
Projeto Ressonância Potyguar – Imagem, Memória e Patrimônio. Dia 13 (sábado), das 9 às 19h, na Cidade Alta. Concentração de atividades no Lado B da Discol (Rua João Pessoa, 87). Inscrições para a oficina de fotografia no @ateliesantacatarina (Instagram)

FONTE: Tribuna do Norte

Deixe um comentário